Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Professor do Campus Belém publica artigo sobre experiência na formação de professores de Matemática
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professor do Campus Belém publica artigo sobre experiência na formação de professores de Matemática

  • Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 18h55
  • Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 19h02
  • Acessos: 1758

 

“A história do PIBID no IFPA e suas contribuições na formação do professores de Matemática” é o tema do artigo do professor Raimundo Otoni, publicado no segundo capítulo do livro Educação Contemporânea – Ensino Superior. A obra, que acaba de ser lançada pela editora Poisson, tem organização de Maria Célia da Silva Gonçalves e Bruna Guzman de Jesus.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

Em seu artigo, o professor Raimundo Otoni apresenta o resultado de uma pesquisa que analisou o processo de iniciação à docência na formação de professores de matemática do IFPA, a partir da implantação do PIBID, em 2009.

Entre as experiências vivenciadas pelos bolsistas de iniciação à docência no IFPA estão participação em projetos investigatórios no contexto sociocultural da escola, elaboração de relatórios, artigos, relatos de experiências, organização de eventos acadêmicos, feiras de ciências, olimpíadas interdisciplinares e a prática docente em sala de aula.

“Essas ações certamente contribuem para a mudança de concepções dos futuros professores de Matemática e um estreitamento da relação entre a instituição de ensino superior e a escola pública da educação básica”, analisou o autor. Segundo o professor Otoni, são experiências como essas que estabelecem novas perspectivas para as futuras ações do PIBID nas escolas públicas: “Através das reflexões sobre as problemáticas da educação pública e seus impactos na formação do professor é possível criar e recriar novas metodologias e práticas didático-pedagógicas para a melhoria da qualidade do ensino público”, completou.

Para acessar o livro clique AQUI e baixe gratuitamente

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->