Página inicial > Publicações > Professores do IFPA Campus Belém lançam e-book sobre ensino de espanhol

Professores do IFPA Campus Belém lançam e-book sobre ensino de espanhol

• Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 07h22
  • Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 07h22

Um grupo de professores-pesquisadores do IFPA acaba de lançar o e-book “Ensino de Espanhol no Instituto Federal do Pará: Histórias, Experiências e Perspectivas”. A coletânea é resultado de projetos e estudos relacionados às questões práticas e teóricas que envolvem o ensino do espanhol como língua estrangeira na Amazônia Paraense, evidenciando a relevância da oferta da língua espanhola nos cursos técnicos.

A obra, da Editora Itacaiúnas, foi organizada pelos professores Flávio Reginaldo Pimentel (Campus Belém), Jairo da Silva e Silva (Campus Abaetetuba) e Wellingson Valente dos Reis (Campus Belém) e para acessá-la clique AQUI.

Nos dez capítulos do livro, professores dos diversos campi do IFPA apresentam suas histórias, experiências e perspectivas para o ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE), com o objetivo de integrar os alunos da instituição com a língua espanhola, despertando neles a sua identidade latina.

Os artigos abordam aspectos conceituais e teóricos sobre a importância de se ensinar espanhol no ensino médio e a relação desse ensino com as políticas de internacionalização no IFPA. Analisam a relação do ensino-aprendizagem de línguas; seja pelo viés da Linguística Aplicada, no uso de tirinhas ou de projetos interdisciplinares; seja no ensino de línguas para fins específicos, como o caso do uso do teatro para o curso de Guia de Turismo. E, ainda, discutem o tão importante tema na atualidade: os usos das Tecnologias da informação e comunicação (TIC´S) nas aulas de ELE, incluindo uma experiência no atual cenário de pandemia de Covid-19.

O livro também traz um artigo que narra a história do ensino de espanhol no IFPA-Campus Belém e dois textos que refletem sobre o ensino de ELE voltados às práticas extensionistas. O primeiro apresenta o trabalho docente no ensino de espanhol como curso de extensão e o outro mostra um projeto de extensão sendo executado como forma de auxiliar na aprendizagem em sala de aula, destacando os aspectos de identidade e cultura de um país, República Dominicana, por meio da música.