Página inicial > Publicações > Dissertação de egresso do ProfEPT é publicada em formato de e-book

Dissertação de egresso do ProfEPT é publicada em formato de e-book

• Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 19h03
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 13h56

Como as práticas educomunicativas podem contribuir para a formação humana, crítica, cidadã e profissional dos discentes da Educação Profissional e Tecnológica, tendo em vista as capacidades comunicativas demandadas pelo mundo do trabalho? Essa foi uma das questões norteadoras da pesquisa de mestrado do relações públicas do IFPA e egresso do ProfEPT, Hericley Serejo Santos. O trabalho “Práticas Educomunicativas na Educação Profissional e Tecnológica: um protótipo de processo de ensino e apropriação de linguagens midiáticas” acaba de ser publicado em formato de e-book.

O e-book materializa o processo de ensino que o autor desenvolveu com estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Breves. A obra se configura como um ponto de partida, ou inspiração, para profissionais da educação que tenham a intenção de incorporar as linguagens midiáticas em suas práticas educativas sob a perspectiva da Educomunicação e está hospedada no eduCAPES, portal do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza objetos educacionais abertos com a finalidade de aprimorar conhecimentos em diferentes áreas de estudo (acesse em: http://bit.ly/EducomnaEPT).

O protótipo propõe práticas interdisciplinares que podem ser aplicadas em ambientes formais e não-formais de aprendizagem. A obra é dividida em duas seções: a primeira aborda conceitos e breves discussões teóricas e metodológicas referentes à Educação Profissional e Tecnológica e à Educomunicação, buscando estabelecer uma interface entre os dois campos de estudo; e a segunda apresenta elementos mais práticos, propondo questões estruturantes, que poderão ser usadas como ponto de partida para se idealizar o projeto ou prática educomunicativa, estratégias de interação, possíveis conteúdos e ainda o compartilhamento das experiências vivenciadas junto aos estudantes participantes da pesquisa.

A intenção é desviar da receita de bolo e apresentar alternativas para que o profissional da educação possa personalizá-las e adequá-las ao contexto em que a prática educomunicativa será desenvolvida, sempre tendo como princípio básico a participação ativa e o protagonismo dos estudantes”, ressalta Hericley Santos. A partir de hiperlinks, o leitor também tem acesso a outros textos e materiais produzidos pelo autor ao longo da realização da pesquisa, que complementam o conteúdo e contribuem para a compreensão do percurso teórico-prático traçado pelo pesquisador.

Os resultados apresentados pelo trabalho foram tão significativos que concederam ao pesquisador “uma menção honrosa à excelência na qualidade do texto e do produto educacional”, conforme declarou o Prof. Dr. Tiago dos Santos Veloso, coordenador do ProfEPT/IFPA, durante a leitura da Ata de Defesa.

Clique AQUI e acesse o e-book.