Página inicial > Publicações > Projeto PET Robótica no InovEPT 2024

Projeto PET Robótica no InovEPT 2024

• Publicado: Terça, 07 de Mai de 2024, 09h47
  • Última atualização em Terça, 07 de Mai de 2024, 12h10

O Projeto de Educação Tecnológica baseada em robótica (PET Robótica), abordagem STEAM e cultura maker aos alunos (as) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rejane de Barros Araújo e o Prof. Dr. Haroldo de Vasconcelos Bentes, professor extensionista, foi convidado para participar do InovEPT 2024, organizado pelo Ministério da Educação, nos dias 07, 08 e 09 de maio de 2024, em Brasília-DF.

Link do evento: https://www.even3.com.br/ii-inovept/

RESULTADOS

1

8 escolas parceiras e  500 alunos impactados pelo projeto.

2

Mais de 12 palestras e mais de 28 oficinas

3

Fortalecimento da parceria com o CCBEU e a Embaixada Americana.

4

Live: Critério avaliativo de projetos, indicadores de resultados – Professores envolvidos no projeto.

5

Seleção LED 2023/2024 entre as 15 melhores práticas.

6

Curso de formação: Estrutura científica dos projetos das escolas envolvidas no PET Robótica - Professores envolvidos no projeto.

7

Os professores que acompanhavam os alunos nas oficinas também faziam as oficinas.

8

Participação na 3ª conferência de aprendizagem criativa – São João Del Rey – MG.

9

Liberal Comunidade: LibCom Tech fala sobre letramento digital e capacitação profissional – 28/05/2023.

10

Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (3ª SNEPT, Brasília, Out/2023).

11

Maior interesse dos alunos na educação tecnológica, cultura maker, STEAM e fundamentos da robótica.

12

Materializou a autonomia das salas maker das escolas do município de Benevides.

13

Beneficiou 519 alunos(as), sendo 257 meninas e 262 meninos.

14

Criação de um Grupo de Estudos Integrados (GEI) na escola José Leôncio Ferreira de Siqueira, protagonismo dos(as) alunos(as).

15

Matérias que circulam nas redes sociais, das instituições, dos professores e dos alunos.

16

Amadurecimento dos alunos do GERAE (Grupo de Estudos em Robótica Aplicada e Educacional) que receberam formação e foram formadores.

17

Publicações científicas: 9ª SETECI; Simpósio Amazônico em Educação Profissional e Tecnológica 2024.

18

Desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso: METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO ENSINO NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA BASEADA EM ROBÓTICA

19

Produção de um ebook com 16 projetos desenvolvidos pelas escolas parceiras.

20

Avanço na territorialidade dos municípios paraenses (Vigia, Ananindeua, etc).

21

Todas a atividades forem certificadas (alunos e professores).

22

Revista Robótica Educacional.

23

Site do PET Robótica: https://sites.google.com/ifpa.edu.br/petroboticagerae/p%C3%A1gina-inicial

24

Canal do Youtuber: https://www.youtube.com/@PETRoboticaIFPA

Agradecemos aos parceiros, a saber: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém, Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC-Belém), o Núcleo de Informática Educativa de Belém (NIED-Belém), a Secretaria Municipal de Educação de Benevides (SEMED-Benevides), e o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) junto com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que contribuiu financeiramente com as premiações da culminância.