Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Estudante de especialização do campus Belém recebe prêmio nacional na área da Educação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudante de especialização do campus Belém recebe prêmio nacional na área da Educação

  • Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 14h22
  • Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 14h22
  • Acessos: 319

A estudante do campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA), Rosiete Lessa, é uma das premiadas da 8ª edição do Prêmio Educar, que neste ano busca valorizar a educação antirracista. Rosiete é professora da escola Municipal de Ensino Fundamental São Judas Tadeu, em Bujaru, e foi premiada pelo projeto “Afrobetizando alunos para a construção de sua Cultura e Identidade”, o único selecionado da região norte do país.

O projeto visa contribuir para que pessoas negras possam interagir e garantir seus direitos e deveres como cidadãos na sociedade, a partir do reconhecimento de seus valores quanto à pluralidade racial. Para isso, são desenvolvidas ações relacionadas às características étnicas e culturais dos diversos grupos sociais do povo brasileiro, às desigualdades socioeconômicas e à abordagem crítica sobre as relações sociais discriminatórias e excludentes. Ainda são tratados assuntos referentes à diversidade, a fim de incluir temáticas étnico-raciais no currículo escolar.

Rosiete Lessa conta que a ideia para o projeto surgiu quando ela percebeu que os alunos não conheciam sua própria história e sua cultura. “Nós fizemos uma inscrição, no Conaq [Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas], onde essa inscrição era para meninos e meninas quilombolas e eram meninos de 12 a 16 anos, para fazer uma redação, e no momento em que a gente fez a inscrição de mais ou menos 22 crianças, essas crianças teriam que fazer uma redação sobre o que é ser um menino ou uma menina quilombola e aí eu me deparo com uma situação em que eles não conhecem sua história, sua origem de fato. Nesse momento eu pensei que a gente precisava trabalhar de uma forma em que as crianças, desde a base, se conheçam, conheçam sua história e sua cultura, então nós estamos trabalhando com eles”, relata a educadora.

Para a professora, o conhecimento é uma importante ferramenta na luta por direitos, por isso, ao perceber que os jovens desconheciam a própria cultura, ela criou o projeto. “É para que eles tenham força, sejam firmes e possam, mais adiante, lutar por seus direitos, lutar pela causa de uma educação antirracista e, além de tudo, ser antirracista, porque a gente percebe que muitas pessoas ainda relutam por não entenderem, por não saberem da questão da identificação como quilombola, de se identificar como negros, conhecer realmente a sua história”, defende Rosiete Lessa.

Além de professora atuante em Bujaru, Rosiete Lessa é discente da Pós-Graduação em Educação para Relações Etnicoraciais, ofertada pelo Campus Belém do IFPA. Para a estudante, a especialização trouxe muitas contribuições para a criação do projeto. “Essa especialização de educação étnico-racial abriu um leque de conhecimentos que eu realmente desconhecia. Apesar de eu já lutar por essa causa, tinha muitas coisas ainda que me faltavam, que eu passei a ter conhecimento somente nessa especialização, até porque nós tivemos professores maravilhosos que nos deram muito suporte teórico com relação às relações étnico-raciais. Todos nós professores educadores deveríamos lutar pela causa e fazer essa especialização, porque ela nos transmite muito conhecimento, coisas que eu jamais imaginei ter conhecimento e hoje eu tenho por conta dessa especialização. Hoje eu posso dizer que posso lutar conhecendo realmente a causa e justamente foi conta dessa especialização”, destaca a Rosiete Lessa.

A 8ª edição do Prêmio Educar tem como tema “Educar com Equidade Racial e de Gênero: experiências de gestão e práticas pedagógicas antirracistas em ambiente escolar”. O objetivo da premiação é identificar, apoiar e difundir boas práticas pedagógicas e de gestão escolar que promovam a equidade racial e de gênero, a fim de concretizar o direito ao pleno desenvolvimento escolar de crianças, adolescentes e jovens negros/as, brancos/as, indígenas e de outros grupos étnico-raciais. Foram eleitas oito propostas na categoria Professor. Cada educador premiado levou o prêmio de sete mil reais e um kit de livros na temática de equidade racial e de gênero na educação básica.

“Eu estou imensamente feliz pelo resultado, pelo reconhecimento e o melhor de tudo é saber que está funcionando, que está dando certo, porque a gente já começou a ter pessoas mais envolvidas na causa. Nós sabemos que não é fácil, nunca vai ser fácil lutar por uma causa que, a nível de município, não é reconhecida por muitos, então nós precisamos fazer algo nesse sentido e o fazer algo é ir buscar conhecimentos e repassar esses conhecimentos para os demais. Eu tive uma experiência que era uma mistura de sentimentos, era felicidade, era emoção, enfim, todo o aprendizado foi de mais importância ainda, não apenas a premiação, pois independente de eu ser premiada ou não, eu já estava colocando o projeto em prática, então ele só veio a contribuir ainda mais para esse processo”, comemora Rosiete Lessa.

Fotos: Acervo do Projeto

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->