Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Engenharia Elétrica visitam Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá

Alunos de Engenharia Elétrica visitam Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá

• Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 13h58
  • Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 19h22

A aproximação dos alunos com o setor produtivo é um dos pilares que movem a educação oferecida pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Uma das iniciativas que favorecem a vivência profissional na prática são as visitas técnicas e as empresas juniores, que contribuem para ampliar o horizonte dos alunos para além do conteúdo de sala de aula.

Por isso, um grupo de estudantes do curso de Engenharia Elétrica do campus Belém, acompanhados dos professores Helio Lameira e Djane Bentes, visitou o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT) para conhecer a dinâmica das empresas que estão instaladas no polo que tem como objetivo desenvolver e estimular a cultura empreendedora e de inovação para setor produtivo paraense.

Durante a visita, um dos projetos que os alunos puderam conhecer foi a empresa BioTec Amazônia, que atua área da bioeconomia promovendo o uso sustentável da biodiversidade estadual e regional, aliando as demandas empresariais e o conhecimento científico-tecnológico. Os alunos ouviram, atentamente, à apresentação da empresa, que mostrou diferente nichos de mercado para produtos que têm os recursos naturais como base da atividade econômica, como o mercado de biojoias.

A aluna Evelin Castro, 1º período, que esteve presente na visita, diz que pretende se envolver em projetos na área de empreendedorismo e "que o IFPA tem a missão de trazer para o aluno a visão atualizada sobre o mercado e a sociedade, por isso é importante que desde cedo o aluno esteja envolvido em ações que fortaleçam a atuação profissional", comenta.

Evelin parabeniza a iniciativa da visita técnica ao PCT e diz que "é importante que mais professores promovam ações como a visita técnica a outros projetos para que os alunos sejam bem formados e tenham acesso a conhecimento do que o mercado está produzindo".

O professor responsável pela realização da atividade, Helio Lameira, do curso de Mecânica, enfatiza a necessidade do campus trabalhar ativamente para estabelecer parcerias que tragam benefícios aos alunos, ampliando as oportunidades de ingresso no mercado profissional. "A vinda ao PCT Guamá é um movimento para expandir a visão dos estudantes, visualizando que o envolvimento em atividades empreendedoras podem dar um retorno, e o curso oferece a possibilidade de, ainda no processo formativo, aprender a teoria e aplicar a prática em uma Empresa Junior", declara. Helio Lameira comenta ainda que incentiva fortemente os alunos a se envolverem em projetos como a Empresa Junior porque é uma importante vivência para os estudantes.

A ATUAÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES

Segundo a Lei n° 13.267/2016, as Empresas Juniores são entidades organizadas como associações civis gerida por estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo.

Para que as Empresas Juniores possam cumprir seu objetivo de intensificar o aprendizado dos alunos por meio da realização de projetos, da cultura organizacional e da gestão interna autônoma, elas são amparadas por professores orientadores.

A Empresa Júnior é, portanto, uma pessoa jurídica capaz de gerar fundos próprios por meio de prestação de serviços, possuindo estatuto e regimento interno próprios, regulamentando a sua estrutura interna. Ademais as Empresas Juniores possuem responsabilidades tributárias correspondentes a associações civis sem fins lucrativos, sua verdadeira natureza jurídica.

O PCT GUAMÁ

Parque de Ciência e Tecnologia Guamá é uma instituição pública de pesquisa e desenvolvimento fundada em 2010, situada no município de Belém (estado do Pará), vinculada ao Governo do Estado do Pará por meio Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e, administrada pela Fundação de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável Guamá - Fundação Guamá.