Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Processo Seletivo do IFPA recebe inscrições até 8 de janeiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Processo Seletivo do IFPA recebe inscrições até 8 de janeiro

  • Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 15h38
  • Última atualização em Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 17h12

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou os editais do Processo Seletivo Unificado (PSU) para o ano letivo de 2023. No campus Belém, a instituição oferece 1740 vagas, sendo 415 vagas para os cursos técnicos integrados, 735 para os subsequentes e 590 vagas para os cursos de graduação.

O período de inscrições inicia às 14h do dia 12 de dezembro de 2022 e segue até às 23h59 de 03 de janeiro de 2023. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br. Só será admitida uma inscrição por CPF e, caso o candidato realize mais de uma inscrição, somente a última será considerada como válida. Após a finalização da inscrição, o candidato não poderá alterar suas informações.

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Os Cursos Técnicos Integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental. A seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 7° e 8° ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

QUER SABER MAIS SOBRE OS CURSOS OFERECIDOS? CLIQUE AQUI E VEJA OS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES

Os cursos técnicos subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram do Ensino Médio. A seleção também será por desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 1° e 2° ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

QUER SABER MAIS SOBRE OS CURSOS OFERECIDOS? CLIQUE AQUI E VEJA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Já para a Graduação, a seleção consistirá na classificação dos candidatos pelo seu desempenho no ENEM, utilizando-se as notas obtidas nas áreas de conhecimento avaliadas e na redação numa mesma edição do exame nacional, que pode ser de 2020, 2021 ou 2022. O processo seletivo será composto por cinco fases, são elas: inscrição, homologação das inscrições, seleção e classificação dos candidatos, Heteroidentificação e habilitação de matrícula.

QUER SABER MAIS SOBRE OS CURSOS OFERECIDOS? CLIQUE AQUI E VEJA OS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO

SISTEMA DE COTAS

Do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas, os outros 50% são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou concorrência geral. Das vagas ofertadas como AC, 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA.

OUTROS CAMPI

Este ano o PSU 2023 oferece, ao todo, 2.850 vagas para Cursos Técnicos Integrados, 1.970 vagas para Cursos Técnicos Subsequente e 2.015 para Cursos Superiores de Graduação. Além do campus Belém, o IFPA oferece vagas para os campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém e Tucuruí. 

PSU Técnico Integrado: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-integrado

PSU Técnico Subsequente: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-tecnico-subsequente

PSU Graduação: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-2023-graduacao

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->