Página inicial > Últimas Notícias > Campus Belém sediou o XIII EPAEM e V SPDMAP

Campus Belém sediou o XIII EPAEM e V SPDMAP

• Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 16h42
  • Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 16h42

Nesta 13ª edição, com vasta programação de cunho científico e pedagógico, possibilitando a inserção dos participantes, o intercâmbio de experiências docentes e de pesquisas em Educação Matemática no Estado do Pará e na Amazônia, o Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM) teve mais de 400 inscritos, e reuniu alunos, professores e pesquisadores da área de Exatas das diversas instituições de ensino básico e superior do Estado do Pará, como Unama, Ufpa, Semed, Seduc e IFPA em torno de problemas que envolvem didática de ensino, práxis de pesquisa, diálogos, além de questões relacionadas ao contexto social, cultural da atualidade.

Desde sua primeira edição, o EPAEM tem promovido debates sobre estudos, pesquisas, projetos e experiências de profissionais e estudantes interessados nas áreas de Educação Matemática. Essa edição trouxe duas mesas redondas, três conferências, dez minicursos e mais de 200 Comunicações Científicas, incluindo relatos de experiências e pôsteres, que abordaram questões relacionadas a Educação e Didática Matemática, Percepção, Raciocínios, Saberes e Valores.

Mesas Redondas e Palestras

O evento contou com a participação de conferencista da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na conferência de abertura “A Estatística vai à Escola”, proferida pela Professora Cileda Coutinho. As Mesas redondas tiveram participação de professores e pesquisadores da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no Estado do Pará e da Secretaria de Educação do Estado do Pará, da Universidade do Estado do Pará.

Eles discorreram sobre as contribuições da didática da matemática para a escola básica e sobre a educação matemática e seus múltiplos diálogos com a educação básica nas mesas de debate.

E além da conferência de abertura, O professor José Carlos de Souza Pereira, da Secretaria de Educação do Estado, proferiu a palestra “Praxeologias de Pesquisa em Didática da Matemática a partir da Teoria Antropológica do Didático”.

Professor Iran Abreu Mendes, do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA, encerra o evento com a palestra “Analfabetismo Matemático Funcional no Cenário Social atual do Brasil”.

Medalhas Honra ao Mérito Guilherme De La Penha

Depois do evento, haverá homenagens a professores que exerceram contribuições relevantes ao Encontro e Seminário de Estudos e Pesquisas em Didáticas da Matemáticas, que integra EPAEM, e ao ensino da matemática no Estado do Pará.

Foram nove professores homenageados, dentre eles duas professoras titulares aposentadas do IFPA: Professora Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha e Professora Rita Sidmar Alencar Gil.

Lançamento da Obra “Obra Itinerários Intelectuais: entre o ser e o estar”

Durante o evento, ainda houve o Lançamento da Obra Itinerários Intelectuais: entre o ser e o estar, organizados pelos professores Iran Abreu Mendes, Miguel Chaquiam e Maria Lúcia Rocha. E publicado pela Editora LF Editorial. O livro aborda o itnerário de estudos nacionais e internacionais pela lente de pesquisadores, sua cultura e linguagem, numa abordagem sociológica, aponta para a necessidade de preservação dos acervos, memórias, didáticas de ensino de professores intelectuais do Brasil.

Próxima Edição

O evento ocorre a cada dois anos, segundo a professora Maria Alice Messias, a organização do evento percebeu um incremento nas inscrições desse ano esperam ampliar a programação do próximo evento com a oferta de minicursos e publicações.