Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Artigo de servidores do IFPA é publicado em revista de excelência nacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Artigo de servidores do IFPA é publicado em revista de excelência nacional

  • Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 20h22
  • Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 08h37
  • Acessos: 1839

Três professores do IFPA Campus Belém e uma engenheira de Segurança do Trabalho da Reitoria analisaram materiais aplicáveis à construção de ponteiras de baixo custo para bengalas desmontáveis de deficientes visuais. O resultado da pesquisa, assinada pelos professores Alessandro de Castro Corrêa, Jean da Silva Rodrigues, Elza Monteiro Leão Filha e pela engenheira Cláudia Canto de Sousa Leão, está registrado no artigo “Seleção de material para ponteiras de bengalas de deficientes visuais com apoio do método TOPSIS”. A investigação foi realizada por Cláudia Leão, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (PPGEMAT-IFPA-Campus Belém).

O artigo está publicado no periódico Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, revista trimestral da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) voltada à comunidade técnico-científica dessas áreas de atuação. A publicação é classificada como B2, no Qualis Capes.

O Qualis Capes é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento. Existe uma categorização básica, que varia de acordo com indicativos de qualidade. Esses indicadores vão de A1 - mais elevado -, passando por A2, B1, B2, B3, B4, B5 até C - com peso zero.

Para ler o artigo na íntegra, clique AQUI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->