Alunos do Ensino Médio apresentam trabalho de iniciação científica

• Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 08h50
  • Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 13h53

Estudantes do Curso Técnico de Mineração do IFPA Campus Belém provaram que a iniciação científica pode e deve acontecer ainda no Ensino Médio. Incentivados pela disciplina de Filosofia III, ministrada pelo professor Haroldo Bentes, um grupo de cinco alunos apresentou seus trabalhos de fim de curso e “estrearam” como pesquisadores.

O encontro virtual aconteceu no dia 4 de dezembro e teve como tema “A metodologia de iniciação científica no Ensino Médio Integrado”. O evento contou com a participação do próprio professor Haroldo; do coordenador do curso de Mineração, professor Jaime Costa; e do professor português Manuel Luís Castanheira (Instituto Politécnico de Bragança – Portugal).

Anderson Leonardo Sales e Silva apresentou o trabalho com o título “Diversidade Sexual e de Gênero na Mineração”. Luciana Lunna abordou o tema “Democracia e Liberdade de Expressão” e Tábita Vitória Cruz Rabelo tratou da “Impacto da tecnologia dos jogos durante a pandemia”. Já Yasmin Lyandra Lira Maciel falou sobre “A evolução da mulher no mercado de trabalho” e José Helsio Castro Oliveira Júnior explorou o tema “Por que apartamentos de alto padrão no Umarizal custam em média 1 milhão de reais?”. O resumo expandido dos trabalhos podem ser acessados AQUI.

Esses sãos os primeiros artigos desses alunos, jovens pesquisadores”, ressaltou o professor Haroldo Bentes. “Fico muito orgulhoso pelo resultado de vocês. Afinal, estamos colaborando na formação de investigadores. É esse o grande sentido do nosso trabalho, enquanto professores”, completou.

O coordenador do curso de Mineração cumprimentou o grupo pela escolha dos temas e elogiou a qualidade dos trabalhos: “É uma imensa satisfação constatar o nível de amadurecimento desses alunos. Sem dúvida, uma experiência enriquecedora que já os credencia a participarem do Projeto Integrador, onde poderão realizar outras pesquisas”, destacou o professor Jaime Costa.

A iniciativa do evento foi enfatizada pelo professor Manuel Luís Castanheira. “O IFPA, de forma geral, e o professor Haroldo, de forma específica, estão de parabéns por promover e instigar a pesquisa científica. O conhecimento só é bom se for compartilhado e essa atividade é uma forma de dividir as experiências acumuladas durante a disciplina”. E ainda fez um convite: “Professo Haroldo, os seus alunos serão muito bem recebidos em Portugal. Espero que eles participem de futuros intercâmbios no Instituto Politécnico de Bragança”.

Parabéns aos alunos e sucesso aos futuros cientistas.

Caso você queira ver ou rever o encontro, clique AQUI