Trabalho de conclusão de curso entrega jardim sensorial ao campus Belém

• Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 17h25
  • Última atualização em Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 17h31

Na última quarta-feira, foi inaugurado o Jardim Sensorial do campus Belém. O Projeto é resultado do trabalho de Conclusão de Curso intitulado "IMPLANTAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL NO IFPA – CAMPUS BELÉM, COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL" dos alunos Rafael Freitas e Cleonice Ferreira, orientados pelas professoras Suezilde Ribeiro e Mônica da Silva, do curso de Licenciatura em Ciências Biológica.

O Jardim Sensorial do Campus Belém está localizado, ao lado da biblioteca do IFPA e em frente a Diretoria de Ensino (DEN), propício por não receber luz direta e com boa ventilação.O jardim sensorial é um espaço não formal de aprendizagem, em que áreas como a botânica,  educação especial, biodiversidade, educação ambiental podem ser trabalhados de forma integrada e transversal, além de ser um espaço que proporciona bem estar  ao entrar em contato com a natureza. É um ambiente inclusivo, que estimula os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição), permitindo às pessoas tocarem nas plantas e em outros elementos do espaço para sentir suas texturas, formas e aromas, fazerem a identificação de espécies, além de apreciar a paisagem e relaxar.

Segundo os idealizadores a execução do projeto “é também deixar uma área verde no IFPA – Campus Belém como espaço para trabalhar diferentes temas, e para todos os cursos e níveis de ensino.

Plantas Sensoriais

A trilha dispõe de espécimes de plantas que são resistentes ao clima da região e podem gerar estímulos sensoriais (ao tato e/ou audição e/ou visão e/ou olfato). Os vasos estão organizados de acordo com o sentido a ser estimulado. Portanto, cada conjunto de plantas visa estimular: a visão, com flores coloridas; o olfato, com ervas aromáticas; o tato, com plantas de formatos e texturas diferentes e também a fonte d´água; o paladar, com ervas comestíveis, em sua maioria temperos; a audição, cujo estímulo é oferecido em pontos diferentes do jardim, pelos sons da água da fonte, dos pássaros presentes na área e do ato de caminhar sobre as diferentes texturas da Trilha Sensorial dos Pés.

Os vasos de cerâmica com arte marajoara, para trazer para próximo dos visitantes a cultura marajoara, e vasos comuns foram elevados do chão para proporcionar o toque ao alcance das mãos. Neles foram dispostas ervas aromáticas como boldo do chile, manjericão, arruda, alecrim, menta, lavanda, mirra, jambu e orégano. Além dessas plantas, a babosa, gardênia, areca-bambu, abacaxi-roxo, vinca, bougainville, samambaia, avenca, coroa de cristo, cróton, dama da noite e jasmim. A passarela é de placa cimentícia com largura de 1,20 m.

Acessibilidade

Todo projeto levou em consideração a acessibilidade e a inclusão social, de forma a permitir às pessoas com limitações físicas (pessoas cegas, com baixa visão e usuários de cadeira de rodas) possam também acessar o espaço e entrar em contato com a natureza de maneira mais direta e individual, experiências que promove bem estar e satisfação pessoal, além da possibilidade de conhecer melhor as espécimes de plantas ornamentais, utilizadas na culinária da Região e na fabricação de perfumes.

As plantas possuem plaquinhas de identificação com o Nome Popular da Planta, Nome Científico, família, nome e função. Além das informações em braile, em placas de plástico grosso perfurado, reaproveitado, escrito em parceria com o NAPNE do Campus.

Piso Tátil

Na Trilha Sensorial dos Pés, estão depositadas texturas diferentes para serem sentidas com os pés, como por exemplo, grama, seixo, bambu, serragem, tampinhas de garrafas e areia. Para as pessoas impedidas de caminhar (por limitações físicas), ou que não quiserem caminhar descalças, essas diferentes texturas estão dispostas também em calhas de lâmpadas reutilizadas, à esquerda da passarela de concreto, para que as pessoas possam tocar e sentir as diferentes texturas.

Serviço:

A instalação do jardim sensorial, assim como da trilha sensorial, foi inaugurada nesta quarta-feira (28/12/2022), mas são permanentes. É destinado à comunidade em geral e, também, às pessoas com limitações físicas. Todos estão convidados a observar melhor toda a Área Verde do Campus e a conhecer o espaço.