Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

Informe Saúde: campanha "janeiro Roxo" estimula combate à hanseníase

  • Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 16h41
  • Última atualização em Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 16h41
  • Acessos: 385

O Ministério da Saúde (MS) implementou a campanha denominada Janeiro roxo com o objetivo de intensificar as informações e busca ativa de casos suspeitos de hanseníase, contribuindo assim com o aumento do número de diagnósticos e tratamentos precoces. Por isso, seguem algumas orientações sobre a doença: 

O que é a hanseníase?

A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Qualquer pessoa pode apresentar a doença, porém os mais suscetíveis ao adoecimento são os contatos de pacientes com hanseníase. O bacilo afeta principalmente os nervos e a pele.

Quais sinais e sintomas é preciso ter atenção?

  • Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área (s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato);
  • Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular nas mãos ou pés, por exemplo dificuldade para segurar objetos;
  • Áreas com diminuição dos pêlos e do suor;
  • Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés;
  • Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. 

Como ocorre a transmissão da doença?

 Pessoas acometidas pela hanseníase e sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). Geralmente a contaminação é maior no convívio das pessoas no domicílio em primeiro lugar e em segundo lugar no convívio social, por isso todas as pessoas que convivem com pessoas em tratamento para hanseníase devem ser avaliadas por profissional de saúde. No entanto, é importante destacar que a maioria das pessoas que entram em contato com o bacilo da hanseníase não desenvolve a doença porque o bacilo da hanseníase tem alto poder de infectar, porém baixo potencial de adoecimento.

Os pacientes em tratamento regular ou que já receberam alta do tratamento não transmitem a doença.

Como é o tratamento?

  • O tratamento é feito nas unidades públicas de saúde do SUS em todo o território nacional.;
  • O acesso ao medicamento é gratuito..
  • É válido ressaltar que a hanseníase tem cura se o tratamento for realizado corretamente;
  • Além disso, quanto mais precoce for o diagnóstico menor será o tempo de tratamento.

Como fazer a prevenção?

É importante que pessoas que convivem no mesmo domicílio ou socialmente (trabalho, escola ou seja um vizinho próximo) de pessoa diagnosticada com hanseníase compareça a uma Unidade básica de saúde do SUS para realizar o exame dermato-neurológico e receber dose da vacina BCG, caso não apresente sinais clínicos da doença. Além disso, toda à população deve conhecer os sinais e sintomas da doença, saber que existe tratamento, a doença tem cura e que ao apresentar qualquer sinal ou sintoma suspeito de hanseníase deve-se procurar um serviço de saúde do SUS para ser avaliado por profissional de saúde.

Fonte:

  1. Ministério da saúde
  2. Sociedade Brasileira de Dermatologia
Fim do conteúdo da página
-->