Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pré-inscrição para turmas 2023 do Parfor

  • Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2022, 10h16
  • Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2022, 10h16
  • Acessos: 1413

O Instituto Federal do Pará (IFPA) habilitou-se junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a oferta de cursos de Licenciatura para docentes das redes municipais e estadual de ensino por meio do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor). São ofertadas 520 vagas distribuídas em oito cursos de licenciatura, com sede em onze municípios paraenses. Os professores podem efetuar a pré-inscrição até dia 06 de janeiro no link: https://eb.capes.gov.br/portal/ . Serão duas fases de pré-inscrições e validações das inscrições pelas Secretarias Municipais de Educação para as turmas pré-aprovadas para 2023.

Para participar do Parfor, os professores da rede pública de educação básica devem estar com o currículo cadastrados e atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica até dia 06 de janeiro de 2023. A pré-inscrição poderá ser realizada no curso que o professor necessitar de formação, em primeira ou segunda licenciatura, e de acordo com a disciplina que ministre no município de sua lotação conforme as informações constantes no currículo cadastrado.

O IFPA pré-aprovou a oferta dos seguintes cursos de Licenciatura, em 2023 pelo Parfor: Educação do campo em Breves, Castanhal e Santarém; Geografia em Belém e Mocajuba; História em Bragança e Cametá; Letras- Língua portuguesa em Concórdia do Pará e Marabá; Ciências Biológicas em Abaetetuba;  Matemática em Muaná; Pedagogia em Cametá e Física em Belém. São 40 vagas por turma.

Etapas e prazos

Os cursos pré-aprovados pelo IFPA nesta edição do Parfor foram definidos com base no perfil da educação básica e na demanda de formação de professores no Estado do Pará. Para as turmas serem aprovadas pela Capes, os professores precisam fazer a pré-inscrição. O resultado preliminar das turmas de 2023 está previsto para dia 10 de março de 2023, com resultado final dos cursos aprovados em até 27 de março. A seleção e a matrícula dos professores devem ocorrer no período de 03 de abril a 26 de maio de 2023 pelo IFPA. As aulas presenciais e orientações acadêmicas deverão iniciar em Agosto de 2023. A previsão de conclusão dos cursos é 2027. Os cursos do Parfor ocorrem nos períodos de recesso e de férias dos professores selecionados.

A confirmação da quantidade de vagas a serem financiadas pela Capes no IFPA e nas demais instituições de ensino superior somente ocorrerá após as etapas de pré-inscrição dos professores e de validação pelas respectivas secretarias municipais de educação, e a classificação dos cursos com base no quantitativo de inscritos e a quantidade de vagas disponíveis. Todos os professores do ensino infantil e fundamental I (pedagogia) e fundamental II e ensino médio (demais licenciaturas) que possuam ou não formação em pedagogia poderão concorrer às vagas para a Licenciatura.

Serviço

Pré-inscrições para cursos do Parfor 2023: até as 18h do dia 06 de janeiro de 2023 por meio da Plataforma Capes de Educação Básica.

Cadastro/atualização do currículo: até as 18h do dia 06 de janeiro de 2023, na Plataforma Capes de Educação Básica.

Homologação das pré-inscrições pelas Secretarias Municipais de Educação: de 11 de janeiro às 18h do dia 28 de fevereiro.

Resultado preliminar das turmas aprovadas: 10 de Março.

Seleção e matrícula dos professores pela IFPA: de 3 de abril a 26 de maio.

Previsão de início dos cursos: Agosto de 2023.

Link de acesso a Plataforma Capes de Educação Básica: https://eb.capes.gov.br/portal/

Link de acesso ao manual de preenchimento do currículo: https://eb.capes.gov.br/portal/manuais.html . O preenchimento do currículo deve ser realizado até o dia 06 de janeiro de 2023.

Link de acesso a documentos, edital 08/2022 e resultados das turmas pre-aprovadas: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/parfor

Confira as vagas por municípios aqui no Edital Nº 8/2022 – Resultado Fase II.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->