IFPA seleciona participantes para o Pibid e para o Programa de Residência Pedagógica 2022

• Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2022, 17h39
  • Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 17h39

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Pará (IFPA) publicou os Editais de seleção de estudantes de iniciação à docência e docentes supervisores para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de estudantes residentes e docentes preceptores para o Programa de Residência Pedagógica (PRP). Os Programas serão desenvolvidos em parceria com escolas de educação básica da rede municipal ou estadual de ensino, por um período de 18 meses. A inscrição é online, gratuita e deve ser feita de 14 a 25 de setembro, no site indicado em edital. A previsão é que as atividades iniciem no dia 10 de outubro de 2022.

O Pibid está ofertando 144 vagas para estudantes bolsistas e 36 vagas para estudantes não-bolsistas. As vagas são destinadas a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de licenciatura do IFPA, que tenham concluído no máximo 60% da carga horária regimental do curso ao ingressar no programa. Docentes interessados em ocupar uma das 18 vagas ofertadas pelo Pibid para professores supervisores devem ser atuantes na rede pública de educação básica, lotados nos municípios e escolas habilitadas por suas secretarias de educação na Plataforma Capes de Educação Básica, também é exigido que estejam no exercício da docência de componente curricular que tenha relação direta com algum subprojeto do PIBID no IFPA.

O PRP está ofertando 180 vagas para residentes bolsistas e 36 vagas para residentes não-bolsistas. Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso superior de licenciatura do IFPA, ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5° semestre. Para docentes, são 36 vagas para professores preceptores, destinadas a professores atuantes na rede pública de educação básica, lotados nos municípios e escolas habilitadas por suas secretarias de educação na Plataforma Capes de Educação Básica e que estejam no exercício da docência de componente curricular que tenha relação direta com algum subprojeto do Programa Residência Pedagógica no IFPA.

PIBID e Residência Pedagógica

Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início de sua formação. Os estudantes serão acompanhados por um professor da escola de educação básica, designado supervisor, com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de sua instituição de ensino superior, designado coordenador de área.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz ao aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica. Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola, designado preceptor, com formação e atuação na mesma área de ensino do licenciando, e por um docente de instituição de educação superior, designado professor orientador.

O Pibid e o Programa de Residência Pedagógica propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura, bem como o repensar da prática pedagógica dos docentes da rede pública de ensino, a partir de experiências inovadoras.

Leia atentamente os Editais e participe!

EDITAIS
EDITAL Nº 02/2022 - Seleção de alunos bolsista e não bolsistas PIBID