Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Campus Belém realiza seminário em alusão à LIBRAS

  • Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 14h40
  • Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 14h40
  • Acessos: 608

No último dia 24 de abril, foi comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua essencialmente gesto-visual, com estrutura gramatical própria e que se constitui na principal forma de comunicação dos surdos no Brasil. Esta data se refere à comemoração do uso e regulamentação da Libras, o que se deu a partir da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Em 2022, portanto, a Lei da Libras completa 20 anos, marcando um percurso de muitas lutas e conquistas por parte da comunidade surda.

Para comemorar a data, a Central de Interpretação de Libras do Pará (Cilpa), em parceria com o campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA), realiza o “I Seminário em alusão ao dia nacional da Libras do CIIC”, que contará com 4 momentos: uma mesa de abertura, duas mesas de apresentação/discussão e, por fim, uma atividade cultural/artística.

As atividades ocorrerão no auditório central do campus Belém. Durante o evento, no hall do Auditório do IFPA, ocorrerá também a feira de produtos/artesanatos de usuários e comunidade surda, visando promover e estimular o empreendedorismo entre eles (em geral, tão afastados dessas possibilidades diante da barreira comunicacional). O seminário tem como público-alvo os servidores e usuários do CIIC, servidores de órgãos da rede pública, comunidade surda e comunidade em geral.

O Cilpa é o serviço de referência ao atendimento do usuário surdo e que tem como enfoque a intermediação da comunicação, e constituindo-se como um dos serviços do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), vem propor um evento alusivo ao dia nacional de Libras, no intuito de valorizar e dar visibilidade à língua e fomentar o debate e a conscientização acerca da acessibilidade ao surdo, especialmente no âmbito dos serviços públicos. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->