Professora Neila Cabral assume a diretoria de ensino do IFPA Campus Belém

• Publicado: Segunda, 29 de Novembro de 2021, 16h58
  • Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 17h20
  • Acessos: 2021

A professora Neila Cabral assumiu a gestão da Diretoria de Ensino do IFPA Campus Belém e será a nova responsável por conduzir todas as ações no âmbito do ensino no Campus.  A Diretoria de Ensino é o Órgão do Campus responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão e execução do ensino em todos os níveis e modalidades, articulando com a pesquisa e a extensão, cabendo-lhe o planejamento e execução de programas específicos de atendimento e apoio ao estudante numa dimensão transformadora de acordo com as políticas e diretrizes estabelecidas nos documentos oficiais em completa harmonia com os princípios, finalidades, características e objetivos do IFPA.

A docente é do quadro permanente do Instituto Federal do Pará – IFPA e estava como chefe de gabinete da atual direção do Campus. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, na Gestão Acadêmica e do ensino, na Educação Tecnológica e na assessoria técnica de setores públicos e comunidades rurais. No campus Belém carrega na bagagem experiências de gestão em parcerias com as demais unidades acadêmicas da instituição, tendo grande vivência e familiaridade no atendimento de demandas da comunidade.

Objetivos do ensino

“O objetivo neste momento é focar nas pessoas, nos dois seguimentos: a comunidade externa, que é a sociedade e suas demandas, e a nossa comunidade interna, que são os nossos alunos e servidores do Campus. Todos formam esse grande movimento para darmos conta de ofertar um ensino de qualidade. O nosso aluno é a razão principal da instituição existir, por isso, temos que pensar bastante neles, seja naqueles que estão tentando entrar, que nos fazem pensar no processo seletivo, e nos que já estão conosco, estudando numa instituição de ensino público, gratuito e de qualidade. Para garantirmos a qualidade para os que estão entrando e para os que já estão conosco, precisamos favorecer um ambiente adequado paras os servidores, oferecendo capacitações e formações, valorizando também o conhecimento dos técnicos administrativos. Estamos em um mundo dinâmico em que muitas coisas estão acontecendo, principalmente agora devido à pandemia”, destaca a professora Neila.

Desafio

“O nosso maior desafio é a evasão, estamos com um índice muito alto, e não é só um problema do Campus Belém ou do IFPA, é do ensino brasileiro, seja público ou privado. A evasão implica uma série de situações. Quando a instituição tem o aluno deixando a escola, temos um empobrecimento generalizado na sociedade, no processo formativo, na melhoria da qualidade de vida, no acesso ao mercado, na qualidade dos serviços que serão oferecidos nas empresas ou instituições, entre outros exemplos. Precisamos garantir a permanecia desses alunos e resgata-los, pois muitos estão deixando o nosso Campus. Queremos melhorar ainda mais para que todos fiquem conosco”, evidencia a professora.

O futuro

“Neste tempo instável de pandemia precisamos pensar nas condições de continuidade, seja com ensino presencial, remoto ou hibrido, mas que tenha qualidade e viabilidade, tanto para o aluno, quanto para o professor. O papel do gestor neste momento no ensino ou em qualquer área da educação, é flexibilidade, é ter um plano flexível que,  no momento em que possamos estar voltando, não para um estado de normalidade, pois será diferente, mas para um estado de atividades presenciais 100%, podemos também não estar voltando. Temos que ter isso muito claro, não podemos ter rigidez, temos que ter mente aberta, vontade, disponibilidade, instrumentos e capacitações que favoreçam esse dinamismo”, revela a professora Neila.

Curriculo

A professora Neila possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1998), especialização em Gestão Pública e Meio Ambiente pelo Nucleo de Altos Estudos Amazônico - NAEA/UFPA (1999), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA (2002) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo - NAEA/UFPA (2010). Pós-Doutorado no Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES no PPGDSTU em intercambio no Leibniz Centre for Tropical Marine Research (ZMT) - Alemanha (2017).

O IFPA Campus Belém agradece aos diretores de ensino que certamente contribuíram com o fortalecimento do ensino nesta gestão, os professores Laudermir de Oliveira e a professora Leila Lopes Sodré. Neste momento desejamos uma excelente gestão à professora Neila e que juntos possamos também realizar um excelente trabalho em prol do ensino, destaca o professor Otoni Figueiredo, Diretor Geral do IFPA Campus Belém.

A diretoria é fundamental para o Gerenciamento do Ensino do Campus de acordo com as políticas de ensino demandadas da PROEN e da Legislação Vigente; Implementação das políticas de crescimento do índice de desenvolvimento do ensino do Campus; Atualização do quadro docente do Campus com estudo de projeção do quadro em acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Campus e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFPA e para a Elaboração de Diagnóstico do Ensino do Campus nas dimensões Pedagógica, Curricular e Acadêmica. Desejamos uma excelente gestão!